terça-feira, 20 de outubro de 2009

Uma Casa para a fotografia em Coimbra


Outubro de 2009 marca o início da parceria entre a plataforma educativa THE PORTFOLIO PROJECT e a Associação Cultural Casa da Esquina. Potenciando os objectivos específicos de cada uma das estruturas esta sinergia permitirá dotar a cidade de Coimbra de um espaço permanente para o estudo, promoção e desenvolvimento de projectos na área da fotografia.

Durante o ano de 2010 as actividade conjuntas abarcarão a organização de oficinas de fotografia, a realização de exposições fotográficas bem como a realização de residências artísticas para fotógrafos e editores fotográficos na cidade de Coimbra.
Além dessas iniciativas o TPP instalará no espaço da Casa da Esquina uma biblioteca e mediateca especializadas na área da fotografia, cujas obras ficarão disponíveis para consulta no local a todos os membros do THE PORTFOLIO PROJECT e participantes das actividades fotográficas resultantes desta parceria.

Ao longo de todo o ano o TPP promoverá também, junto de um grupo limitado de participantes, o acompanhamento permanente de projectos fotográficos a desenvolver com apoio tutorial de Susana Paiva, a coordenadora da plataforma.

É assim, na sequência da primeira residência artística - realizada a título experimental durante o corrente mês de Outubro – que no próximo dia 24, às 21 horas, se apresentará na sede da Casa da Esquina o trabalho desenvolvido pela fotógrafa austríaca Marlies Plank durante duas semanas em Coimbra. A apresentação informal do projecto consistirá na projecção das imagens seleccionadas, devidamente comentadas pela sua autora.


“Touristing at…”

Tendo optado por desenvolver um trabalho de auto-representação, Marlies Plank apresenta em “Touristing at…” um conjunto de imagens panorâmicas onde se representa enquanto turista em diversos locais da cidade de Coimbra.
Fugindo à indesejada “perfeição das imagens digitais” Marlies Plank optou por trabalhar em película, com o prazo de validade deliberadamente expirado, deixando assim uma maior margem de imperfeição e imprevisibilidade na obra criada.
Recorrendo ao auxílio dos traseuntes, que ia encontrando nos locais a fotografar, para disparar a sua máquina fotográfica a autora introduziu ainda uma série de variáveis incontroláveis que agudizam a sua opção estética pela imperfeição e uma certa imprevisibilidade nas imagens captadas.
Uma cidade a descobrir através do Olhar de uma autora que descreve Coimbra como uma cidade de múltiplos rostos e plena de energia.

Sem comentários: