terça-feira, 20 de setembro de 2011

Market of Mysterious Exchange (Import/Export)

Está a decorrer na Casa da Esquina o projeto Market of Mysterious Exchange (Import/Export), uma colaboração com a Companhia Skimstone de Newcastle. Este projeto prevê um intercâmbio internacional de troca de ideias e métodos de criação, os quais terão uma primeira fase em Coimbra e uma segunda fase em Newcastle. No final desta primeira fase, o trabalho desenvolvido será apresentado em intervenções a desenvolver em diversos espaços da cidade. Previamente a esta apresentação, no dia 21 de Setembro pelas 21h30 será exibido o trabalho Tea Side, a Travelling Tearoom, que a Skimstone desenvolveu como parte do BBC/Arts Council England’s national project Mad in England . Este é um projeto intimista numa casa de chá móvel onde os atores partilham histórias, valorizando a interação com o público, o qual é incentivado a partilhar também as suas histórias com eles à volta de uma chávena de chá.


Market of Mysterious Exchange (Import/Export).

A ideia de Marketplace é criar um espaço de troca real e virtual que vai ser gerado a partir de métodos de criação colaborativa utilizando, técnicas de Devising durante a semana de formação e criação e que culminará com intervenções na cidade abertas ao público.
O que é que podemos exportar para UK e o que gostaríamos de importar para o nosso país? Que Produtos? Palavras, objectos, ideias? Vamos criar pequenos produtos que se possam exportar entre Portugal e Inglaterra, reais e ficcionais.
Este projecto de intercâmbio tem como objectivo aproximar criadores de diferentes culturas e reflectir sobre a vida e o quotidiano, de cada cidade criando uma nova cartografia entre Coimbra e Newcastle.


Skimstone Arts é uma associação de artes sem fins lucrativos, cujos artistas produzem trabalho profissional com jovens nas áreas do Teatro, Música, Fotografia, entre outras. Este trabalho pretende ajudar os jovens que querem desenvolver o seu trabalho nas artes, bem como fazer da arte um meio para levar os jovens a encontrar outras vocações. Esta associação também trabalha no sentido de desenvolver oportunidades para jovens com deficiências mentais, de forma a desenvolver competências vocacionais, bem como ajudar ao reconhecimento da sua importância na comunidade. Mais info...

Sem comentários: