domingo, 21 de outubro de 2012

SENTI UM VAZIO ESTREIA DIA 24 DE OUTUBRO


SINOPSE

A história de Dijana é só mais uma entre as muitas que se repetem todos os dias por todo o mundo. Esta é a vida de uma rapariga vítima de tráfico humano numa viagem de um triste conto de fadas desde o seu apartamento - o seu quarto de trabalho - para a sua cela na prisão. Dijana é uma bonita jovem de Leste que vem para Portugal à procura de uma vida melhor e é imediatamente vendida pelo seu primo Goran ao sinistro Vlad, o qual se torna seu namorado e logo depois o seu chulo. “Eu sei exactamente quanto é que eu valho”, diz Dijana,“ Eu valho mil euros que foi o que o Vlad pagou por mim. Mais ou menos dois I-Phones e meio”. Enquanto isso, faz as contas e espera poder um dia saldar a sua dívida e reaver o seu passaporte.

NOTA SOBRE O ESPETÁCULO
Em 2012, retomamos o espetáculo Senti um Vazio de Lucy Kirkwood, que tinha sido apresentado anteriormente no espaço da Casa da Esquina. O espetáculo surge da necessidade de debater quer a sociedade contemporânea quer as transações económicas, de escala local e global, que condicionam e sacrificam os valores humanos em prol do lucro selvagem.
Desta feita, é certo que este debate vai muito além da pura exploração do ser humano pelo seu semelhante, é também um debate de ideias sobre que tipo de sociedade queremos para o futuro. É um debate sobre como a crise nos serve de justificação para a falta de política cultural, educativa e para a exploração económica. A estratégia da Casa da Esquina, enquanto estrutura cultural num país em crise de valores sociais e culturais, foi e ainda é de sobrevivência, tal como Dijana, personagem principal da peça Senti um Vazio, resistindo a tudo para continuar a existir, apoiando-se nos seus sonhos para não desistir. É de sonhos que falamos nesta criação, os sonhados e os destruídos. Da esperança num futuro melhor que nunca chega. Das pessoas que todos os dias caem e se levantam. É um alerta e uma luta contra o Estado a que isto chegou.


Lucy Kirkwood
Dramaturga britânica nascida em 1984. Licenciada em Literatura  Inglesa na Universidade  de Edimburgo. Destacam-se outras obras suas,como Geronimo, Guns or Butter e Tinderbox. Para além disso, escreveu também para a série televisiva Skins.  Actualmente estreiou Beauty and the Beast no National Theatre em Londres encenado por Katie Mitchell e estreia este ano a peça NSFW no Royal Court Theatre.



Sem comentários: