quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Em defesa da Cultura!

 A Casa da Esquina junta-se ao Manifesto em Defesa pela Cultura no dia 29 de Setembro e convida a população de Coimbra a passar na Rua Aires de Campos nº 6 entre as 11h e as 18h para gravar a sua mensagem para a iniciativa 1 Minuto Pela Cultura, onde cada pessoa poderá dispor de uma câmara durante um minuto e dizer o que lhe vai na alma sobre o estado da cultura no nosso País. Depois disporemos de um quadro onde poderão deixar as vossas propostas para Uma Cultura Melhor. Esta gravação e este quadro resultarão respetivamente num filme e num caderno de propostas que teremos disponíveis tanto na rede como nas atividades da Casa. Esperemos que seja um fim de semana divertido e bastante reivindicativo.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A música portuguesa a conhecer-se a ela própria junta-se à Esquina!

Tiago Pereira vem mostrar o que faz, explicar o que é a alfabetização da memória e mostrar a música dos montes e vales deste país todo. Tudo começa com uma gravação ao vivo do Carlos Batista a cantar uma moda que talvez dê um filme se todos ajudarem para se perceber bem venham à Casa da Esquina dia 26 de Setembro pelas 18horas.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SENTI UM VAZIO EM BREVE NA CASA DA ESQUINA


Em breve na Casa da Esquina, Senti um Vazio de Lucy Kirkwood, agora com o apoio do OTSH (Observatório de Tráfico Seres Humanos) http://www.otsh.mai.gov.pt/. Sendo que este projeto teatral tem como tema o fenómeno do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual. Com este espetáculo tentámos combater o alheamento da sociedade a esta temática. O espetáculo surge da necessidade de debater a sociedade contemporânea, e as transações económicas, de escala local e global, que condicionam e sacrificam os valores humanos em prol do lucro selvagem. Tudo se compra tudo se vende.


"Quanta coisa aconteceu desde a última vez que entrei num avião! Nunca fiz nada corajoso em toda a minha vida antes, foda-se, e talvez eu estivesse presa num apartamento a cheirar a merda casada com um motorista de autocarro, foda-se, mas eu poupo o meu dinheiro com tanta força e reservo o bilhete. E eu sou corajosa. E venho aqui. E estou assustada mas também tenho esperança. E conheço um homem. E apaixono-me. E faço-te! E aprendo a língua. E eu trabalho. E tenho um passe. E tenho um Iphone!  E faço a minha vida. E estou tão tão feliz. (DOR)." Excerto da peça

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

THE REFUGE

A Casa da Esquina volta a Newcastle no Reino Unido, para a criação de mais um projecto site-specific em parceria com a companhia inglesa Skimstone Arts. De 5 a15 de Setembro, participa no projeto THE REFUGE.  (http://skimstone.org.uk/the-refuge/).
O Refúgio será um abrigo no meio da cidade, que além de se relacionar com o espaço público e privado, explora novos olhares sobre a cidade. Durante três dias, a Casa da Esquina e Skimstone, recolhem testemunhos de moradores locais de Blacklaw e Walker sobre o lugar onde vivem, suas expectativas em relação à sua comunidade e imagens de futuro. No dia seguinte Ricardo Correia, Filipa Alves, Claire Webster e Peter Saaremets criam uma performance/instalação original que transforma as respostas e questões dos moradores numa performance original criando uma nova cartografia para esses locais, contaminando o quotidiano com Arte. As apresentações são dia 9 Setembro em Blacklaw Park e dia 14 de Setembro na igreja católica de Walker em Newcastle (UK).
 
"Come and rest, take a few minutes out, be looked after, and share your stories in The Refuge. Within a city of busyness, social networking and life demands of the 21st Century where do we find a space, a moment to just be?"